sábado, 15 de outubro de 2016

                                                     OPINIÃO E PENSAMENTO
OS COLÓQUIOS, OS SEMINÁRIOS,OS CONGRESSOS, OS SIMPÓSIOS,MESSAS REDONDAS CONFERÊNCIAS,ETC...ETC!!

No passado mês de Agosto, assisti um seminário realizado em Góis.
O tema em apreciação seria  a EDUCAÇÃO EM GÓIS PRESENTE E FUTURO, realizado no Auditório da Casa do Artista, em Góis, uma iniciativa do Conselho Regional da Casa do Concelho, integrado nos festejos do Concelho,com o apoio da Câmara Municipal.




Dizer que gostei no seu todo, não o posso afirmar, pois perante tão ilustres oradores esperava mais
no sentido de dar à  assembleia uma prespectiva mais abrangente para um futuro a curto prazo.
Dizer-se que Góis tem hoje melhor condições escolares "são de nível excelentes,(Edifícios escolares modernos  e bem apetrechados, transporte escolar, residência de estudantes, atribuição de  prémios de mérito )...in O Varzeense de 15/07/2016" é uma realidade, mas parece-me que não chega, pois segundo  a noticia no mesmo diz que o Agrupamento de Escolas de Góis, encontra-se posicionado nos últimos lugares do ranking do Distrito e mesmo ao nível do pais.
Então pergunto eu o que faltará?
Não vi na mesa dos palestrantes alguém que representa-se a vertente social, e medicina escolar,pois seria interessante ouvir e saber como vai o Concelho nestes aspectos, tal como a vida de muitas famílias, no que respeita á disponibilidade económica, á saúde física e mental dos progenitores dos ora estudantes, aonde certas dependências (alcoolismo e outras) podem tolher o bom aproveitamento e desenvolvimento nos estudos.
Há transporte sim...e os horários que as crianças se levantam e chegam a casa a tarde e má horas, não será mais um factor a tomar em conta? Isto já para não falar da complexidade das matérias, e o não gostar da escola, assim como outros factores que interferem no abandono escolar.
Felizmente que a nova governação deste pais, a que alguns iluminados da oposição, chamaram de "gerigonça",proporciona os manuais  escolares com gratuitidade, aqui pode começar uma alavanca, outras medidas se impõem, como talvez melhores e qualificados professores, os professores são a base de principal de um bom ensino, eles têm que estar mais bem preparados para lidar, preparar e incentivar a miudagem, assim como por em prática  como outros moldes de ensino a condizer com os tempos novos, e anseios dos jovens. Criaram-se bibliotecas, mas não o gosto pela leitura! O mundo digital impera, mas será que no interior e na serra todos têm o acesso aos mesmos meios sociais como no litoral.Melhores currículos escolares e mais atractivos,e uma melhor integração no  meio social e cívico , com possíveis experiências vocacionais numa futura integração no mundo laboral.
Infelizmente não interagi, pois outras intervenções se apropriaram num modo politico-critico-acusatório, sem apresentação de  algo mais positivo  que ajuda-se a melhores e profícuos desenvolvimentos afim de reduzir o absentismo, tornando o ranking numa melhor posição.
A titulo de curiosidade;Não posso deixar de passar esta oportunidade de lembrar outros eventos realizados, mas que cujo resultados de pouco de sabe, tal como o problema da desertificação a nível do Concelho e outros.
Lembro-me da Capri-Góis, realizado em Lisboa, também um outro sobre a compostagem e aproveitamento dos resíduos florestais, um tal sobre o aproveitamento eólico, a criação da Confraria do Cabrito e da Castanha e outros mais que não tenho conhecimento.
Enfim, que tudo isto não seja, um aproveitamento meramente político-partidário, com o possível elevar pessoal.
No entanto quero aqui deixar o meu apreço pelas diversas iniciativas que o Conselho Regional tem levado por diante, seria de boa nota, que num futuro próximo, pode-se haver uma informação sobre os resultados efetivos dos mesmos.

Adriano Filipe


Sem comentários:

Enviar um comentário